Com o surgimento da tecnologia de armazenamento de dados e dos sistemas
on-line que despertaram novos conceitos nas atividades empresariais, a
informação passou a ser valorizada como o principal ativo das organizações.
Todavia, é imprescindível o conjunto de características necessárias para que
esse fundamental bem realmente atenda às necessidades dos gestores. A
informação carece de agilidade, disponibilidade, confiabilidade, segurança.
Tudo isso é que definirá sua importância na organização.
A lógica da Inteligência Competitiva lançou novas luzes sobre a maneira
como a informação é utilizada. Atualmente, as pesquisas são desenvolvidas no
sentido de caracterizar as informações, avaliando-se suas propriedades e
pertinência em aplicações específicas.
O domínio da Informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que
permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente,
antever o futuro. Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da
informática. (Wikipédia, 2009)
Um sistema que tem suporte para todas as áreas da empresa, como
contábil, financeira, compra, venda, controladoria, área fiscal, etc., terá
condição de implantar a estratégia para atualização do sistema e até mesmo desenvolvimento
de novas tecnologias.
Percebe-se que algumas empresas estão desperdiçando oportunidades de
organização e estratégia. A organização de um banco de dados bastante seguro e
um sistema de informação integrado é necessário quando a gestão é complexa e
exige bastante controle. Ademais, a
situação financeira de uma empresa deve ser confortável, a equipe deve ser
capacitada, e assim deve se primar por um sistema mais adequado para as
demandas que o mercado certamente exigirá.
A organização deve colocar em primeiro lugar a busca e a manutenção da
informação crítica, mínima e potencial, respectivamente. Em relação à
informação sem interesse, deve-se evitar desperdício de recursos na sua
aquisição.