Pular para o conteúdo principal

Os 6 hábitos dos líderes irrealistas


Com base em nossas pesquisas e observações, identificamos seis comportamentos como sendo as causas mais comuns da incapacidade de confrontar a realidade:

Informações filtradas: apesar de todo intercâmbio de informações que existe nos negócios, é surpreendente a freqüência com que os fatos críticos, que poderiam fazer toda a diferença, escapam as pessoas. Elas podem estar obtendo informações apenas de pessoas com o mesmo ponto de vista.

Audição seletiva: a informação pode ser boa, mas nada adiantará se o responsável pelas decisões fica surdo diante de uma apresentação. Os líderes praticam a audição seletiva pelas mais variadas razões. As mais comuns são noções preconcebidas ou experiências passadas – olhar pelo retrovisor, a arrogância do sucesso e a recusa em confrontar um problema porque não se vislumbra uma solução.

Vontade de acreditar: a vontade de acreditar é a coisa de grande parte da visão e audição seletiva. A aquisição funcionará bem porque precisamos que funcione. As vendas aumentarão porque prometemos que iriam. Informações que afirmem o contrário não passam no crivo. A necessidade de ver as coisas do jeito que gostaríamos que elas fossem, em geral vem na forma de uma afirmação retórica supostamente baseada na experiência.

Medo: o medo pode ser constrangimento diante da possibilidade de dizer a coisa errada na reunião, ou pode ser uma necessidade na cultura do medo, onde chefes punem as pessoas cujas visões destoam das suas. Em ambos os casos, o medo suprime muita do realismo no mundo dos negócios.

Excesso de investimento sentimental: quando se comprometem profundamente, as pessoas conseguem realizar grandes feitos. O aspecto negativo é que o investimento emocional em um projeto pode cegá-lo quanto aos seus pontos fracos. Em geral, a mentalidade de uma empresa não aceita uma nova realidade porque ela vai contra a todas as crenças e cultura.

Expectativas e irreais do mercado de capitais: é vital criar valor para os acionistas e os negócios finalmente entenderam essa mensagem durante a década de 1990. O lado negativo: muitos líderes empresariais ficaram presos a expectativas de desempenho irrealistas, notavelmente a pressão por melhorias trimestrais estáveis e previsíveis. Reagiram fazendo promessas irrealistas, que normalmente só conseguem cumprir com malabarismo que deixam a empresa totalmente fora de forma.


Do livro ENCARANDO A NOVA REALIDADE de Larry Bossidy Ram Charam

Postagens mais visitadas deste blog

Como utilizar os mecanismos catalíticos

Neste post vou mostrar como utilizar os mecanismos catalíticos para atingir objetivos grandiosos. Jim Collins no Livro  PROCESSO DECISÓRIO  demonstra o poder dos mecanismos catalíticos. Para o autor esses mecanismos são dispositivos que traduzem aspirações altaneiras em realidades cotidianas, que transformam metas grandiosas, arriscadas e audaciosas em objetivos viáveis, práticos e eficazes. Muitas vezes, como empreendedor pensamos que é preciso muito dinheiro para implementar uma meta grandiosa. Estamos nos referindo a mecanismos simples e que trabalhado com aspiração alavancam resultados extraordinários. O cliente gosta de se sentir satisfeito, se sentir bem, e quando queremos oferecer algo complexo o resultado pode não ser satisfatório. Jim Collins ainda diz que a maioria dos executivos desenvolve complexos programas e por isso raramente conseguem transformar seus sonhos ambiciosos em realidade. Pois o mecanismo catalítico é uma ferramenta  gerencial ...

O Valor da Informação para a empresa

Com o surgimento da tecnologia de armazenamento de dados e dos sistemas on-line que despertaram novos conceitos nas atividades empresariais, a informação passou a ser valorizada como o principal ativo das organizações. Todavia, é imprescindível o conjunto de características necessárias para que esse fundamental bem realmente atenda às necessidades dos gestores. A informação carece de agilidade, disponibilidade, confiabilidade, segurança. Tudo isso é que definirá sua importância na organização. A lógica da Inteligência Competitiva lançou novas luzes sobre a maneira como a informação é utilizada. Atualmente, as pesquisas são desenvolvidas no sentido de caracterizar as informações, avaliando-se suas propriedades e pertinência em aplicações específicas. O domínio da Informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro. Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática....