Jim Collins no Livro PROCESSO DECISÓRIO demonstra o poder dos mecanismos catalíticos. Para o autor esses mecanismos são dispositivos que traduzem aspirações altaneiras em realidades cotidianas, que transformam metas grandiosas, arriscadas e audaciosas em objetivos viáveis, práticos e eficazes.
Muitas vezes, como empreendedor pensamos que é preciso muito dinheiro para implementar uma meta grandiosa. Estamos nos referindo a mecanismos simples e que trabalhado com aspiração alavancam resultados extraordinários. O cliente gosta de se sentir satisfeito, se sentir bem, e quando queremos oferecer algo complexo o resultado pode não ser satisfatório.
Jim Collins ainda diz que a maioria dos executivos desenvolve complexos programas e por isso raramente conseguem transformar seus sonhos ambiciosos em realidade. Pois o mecanismo catalítico é uma ferramenta gerencial simples, mas poderosa, que ajuda as organizações a transformarem metas em resultados.
Um exemplo citado no livro é da 3M, a empresa instituiu, em 1956, um mecanismo catalítico que é muito conhecido atualmente. A organização estimula os executivos a dedicar 15% de seu tempo em atividades de experimentação e invenção, em qualquer área de sua escolha. O que resultou em extraordinário movimento de invenções lucrativas.
Você pode ficar em dúvida de como criar o seu mecanismo catalítico. Contudo, pode começar com idéias simples. Imagine que você tivesse uma livraria e começasse a treinar os seus funcionários para ouvir os clientes, conversar e oferecer um cafezinho gratuitamente... Até aí não tem nada demais... Todavia, se nenhum dos seus concorrentes tem esta atitude, esse mecanismo vai se traduzir num sucesso de vendas. Dei um exemplo bem simples, mas você pode pensar em recursos semelhantes para atingir seus objetivos.
Agora é com você! Boa Sorte!