Pular para o conteúdo principal

Conjunto de conhecimentos em gestão de projetos


O guia Project Management Body of Knowledge, também conhecido como PMBOK é um livro que apresenta um conjunto de práticas em gestão de projetos  ou gerenciamento de projetos. 

Não podemos falar em PMBOK sem deixar de mencionar o Project Management Institute (PMI), a organização não-governamental mais respeitada mundialmente no campo da gestão de projetos. Além disso, podemos assegurar que é a organização que criou a profissão de gerente de projetos, como é hoje conhecida. Atualmente, conta com mais de 240 mil membros dispersos em 160 países.

Gerência de projetos ou gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos. O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são mais bem descritos em termos de seus processos componentes.

Conforme o PMI (2004) o principal objetivo do guia PMBOK é identificar o subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é largamente reconhecido como boa prática. De acordo com o PMI, o PMBOK não fornece uma descrição minuciosa do conjunto de conhecimentos, mas sim uma visão geral, sendo que boa prática significa que há um acordo geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas pode aumentar as possibilidades de sucesso de uma ampla série de projetos distintos.

O PMBOK foi elaborado contando com a participação de várias dezenas de profissionais afiliados ao PMI e de várias origens. A primeira versão do PMBOK foi publicada em 1996, a segunda versão em 2000 e a terceira e última versão em 2004.

Postagens mais visitadas deste blog

Os 6 hábitos dos líderes irrealistas

Com base em nossas pesquisas e observações, identificamos seis comportamentos como sendo as causas mais comuns da incapacidade de confrontar a realidade: Informações filtradas : apesar de todo intercâmbio de informações que existe nos negócios, é surpreendente a freqüência com que os fatos críticos, que poderiam fazer toda a diferença, escapam as pessoas. Elas podem estar obtendo informações apenas de pessoas com o mesmo ponto de vista. Audição seletiva : a informação pode ser boa, mas nada adiantará se o responsável pelas decisões fica surdo diante de uma apresentação. Os líderes praticam a audição seletiva pelas mais variadas razões. As mais comuns são noções preconcebidas ou experiências passadas – olhar pelo retrovisor, a arrogância do sucesso e a recusa em confrontar um problema porque não se vislumbra uma solução. Vontade de acreditar : a vontade de acreditar é a coisa de grande parte da visão e audição seletiva. A aquisição funcionará bem porque precisamos que fu...

A síndrome de Branca de Neve

As empresas estão repletas de presidentes e diretores acometidos pela síndrome de Branca de Neve. Não que eles usem tiarinha sobre os cabelos negros ou tenha alguma vez comido uma maçã envenenada. Eles são Branca de Neve pela estatura das pessoas que os cercam. Em geral, os Brancas são carismáticos e competentes. Não raros, são eles os fundadores da empresa ou, pelo menos, aqueles que a viabilizaram comercialmente ou a transformaram em uma grande corporação. O Branca é alguém que destoa pra cima. Quase sempre é mais capaz do que os demais membros de uma equipe. Em suma, não é líder à toa. A síndrome começa a se fazer nota quando a consciência da própria competência extrapola os limites da sensatez. O presidente passa acreditar que, se não supervisionar todos os problemas da empresa, não puser a mão massa, não controlar diretamente cada contratempo rotineiro, as coisas na empresa desandam, perdem a eficiência ou saem erradas. O Branca é escravo da própria competência. Vi...

O Valor da Informação para a empresa

Com o surgimento da tecnologia de armazenamento de dados e dos sistemas on-line que despertaram novos conceitos nas atividades empresariais, a informação passou a ser valorizada como o principal ativo das organizações. Todavia, é imprescindível o conjunto de características necessárias para que esse fundamental bem realmente atenda às necessidades dos gestores. A informação carece de agilidade, disponibilidade, confiabilidade, segurança. Tudo isso é que definirá sua importância na organização. A lógica da Inteligência Competitiva lançou novas luzes sobre a maneira como a informação é utilizada. Atualmente, as pesquisas são desenvolvidas no sentido de caracterizar as informações, avaliando-se suas propriedades e pertinência em aplicações específicas. O domínio da Informação disponível é uma fonte de poder, uma vez que permite analisar fatores do passado, compreender o presente, e principalmente, antever o futuro. Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática....